Botânica e Herbário


Herbários são valiosos bancos de dados que armazenam ampla informação sobre plantas individuais, representativas de espécies e de populações naturais ou cultivadas. Os herbários possuem coleções de exsicatas (exemplar de planta desidratada utilizada para estudos e pesquisas) que são conservadas de maneira sistemática e organizada, dando suporte à diversas pesquisas científicas. Eles são importantes para documentar pesquisas botânicas. Para obter informações sobre reconhecimento (identificação), nomenclatura, classificação, distribuição e ecologia de qualquer planta são necessários exames precisos de cada exemplar, o que se tornaria muito difícil em campo. A investigação se baseia, então, em coleções de plantas, construídas e preservadas ao longo do tempo nos herbários.


O Herbário da Universidade de Caxias do Sul (HUCS) foi criado em outubro de 1983 e no ano seguinte foi incorporado ao Museu. Reúne uma coleção com 43.200 exsicatas procedentes de coletas, especialmente na região nordeste do Rio Grande do Sul, e de permutas nacionais e internacionais. Abriga exemplares valiosos pela sua importância científica e histórica, como uma coleção de 500 exemplares coletados por Karl Juergens, geógrafo e botânico europeu, que esteve no RS no início do século XX, e vários isotipos - exemplares que deram origem à primeira descrição de uma espécie, que possuem significativo valor científico, histórico e comercial.


O Herbário da UCS mantém intercâmbio com outros importantes herbários, jardins botânicos, hortos e museus do Brasil, Europa e América, o que torna possível empréstimos e permutas de exemplares, utilizados nos estudos de pós-graduação de pesquisadores da UCS, e vice-versa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário