Palinologia

O setor de Palinologia do Museu de Ciências Naturais atua no estudo da flora polínica da região de Caxias do Sul com o projeto Calendário Polínico e Fúngico de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil (AEROBIOL).
Diversos trabalhos têm sido realizados nos últimos anos, em diferentes zonas urbanas, com o objetivo de estudar a flora polínica e fúngica, considerando as elevadas concentrações que alcançam na atmosfera e os processos alérgicos que produzem na população, além do interesse nas áreas de agricultura e meio ambiente.
Caxias do Sul, localizada na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, está a uma altitude de 780 metros e apresenta clima temperado, com temperaturas médias de 16ºC e umidade relativa do ar de 80%. Uma parcela significativa da população apresenta crises alérgicas, em determinadas épocas do ano em que estão envolvidos elementos polínicos e fúngicos, constatados através de testes cutâneos.
O projeto de pesquisa intitulado Calendário Polínico e Fúngico de Caxias do Sul, realizado dentro do Programa de Doutorado em Biologia Ambiental, um convênio entre a UCS e a Universidade de Léon, possibilitou, pela primeira vez, a realização de estudos que irão identificar as categorias polínicas e fúngicas presentes na atmosfera de Caxias do Sul. A coleta dessas substâncias é feita através do aparelho de sucção Burkard Manufacturig de fabricação inglesa, cedido pela Universidade de Léon.
Através das informações do calendário pode-se facilitar o diagnóstico, tratamento e prevenção de alergias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário